terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Olá, amigos e companheiros do GRUPO CÓDIGO.

É final de ano e nós, do Grupo Código, gostaríamos de compartilhar com vocês a nossa felicidade em encerrar mais um ano de nossas atividades.

Este foi um ano de muitas vitórias para nossa instituição e de muito trabalho no desenvolvimento das OFICINAS de teatro, capoeira e desenho para a comunidade, com o fortalecimento do CINE BELÉM (e a parceria da ONG ComCAusa), com a movimentação cultural e a integração artística promovida pelo TEMPERO CULTURAL, com o acesso à leitura promovido pela nossa BIBLIOTECA, e os prêmios e indicações que só vieram a causar o reconhecimento da nossa CIA CÓDIGO DE ARTES CÊNICAS no cenário artístico estadual.


Este encerramento, na verdade, vem com um gostinho de quero mais já que a Cia Código de Artes Cênicas acaba de receber o apoio da SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO para a montagem do espetáculo "UM INIMIGO DO POVO" com previsão de estréia para Agosto próximo. A Cia foi selecionada junto com outros 40 projetos dentre mais de quatrocentos inscritos de todo o estado.

Para completar nossa felicidade, nesta última semana fomos contemplados com o prêmio PONTO DE LEITURA do MINISTÉRIO DA CULTURA, onde iremos receber em 2009 cerca de quinhentos títulos e outros materiais para o fortalecimento da BIBLIOTECA DO ESPAÇO CULTURAL CÓDIGO na cidade de Japeri, integrando-se a uma rede federal de bibliotecas.

Fora isso, temos em nossa agenda previsto para Março a estréia do tão aguardado espetáculo "SER...TÃO...", fruto de intenso processo de criação de uma dramaturgia própria com alunos das oficinas de teatro do GRUPO CÓDIGO.

Estamos agora entrando em recesso de fim de ano e retornaremos no próximo dia 17 de Janeiro de 2009 para dar continuidade à nossa missão de facilitar o acesso à arte e à cultura aos moradores de Japeri.

No mais, nos despedimos estimando votos de Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos aqueles que contribuíram para o sucesso do nosso trabalho.

E aqueles que ainda não nos conhecem, podem entrar em contato e vir a conhecer, pois são todos bem-vindos.

Grato,

JORGE BRAGA JR.
Presidente
Grupo Sócio-Cultural Código

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Parada Iluminada 2008



A Cia Código de Artes Cênicas participará do evento Parada Iluminada realizado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, dia 20 de Dezembro na orla da praia de Copacabana a partir das 19 horas.

A Cia foi selecionada pela equipe técnica do espetáculo para fazer parte de um dos carros alegóricos deste evento que é aberto ao público e tem duração média de duas horas meia.

Os ensaios começaram no mês de Novembro no Centro Coreográfico de Dança na Tijuca e neste mês de Dezembro já estão ocorrendo na Cidade do Samba, o quartel general da produção desse grandioso espetáculo, que conta com mais de mil artistas envolvidos.

A Parada Iluminada é um desfile que materializa o encanto do natal através de diversas alegorias e atores, como se fosse uma “escola de samba” natalina. São desde carros alegóricos até pessoas fantasiadas, além de muita tecnologia de iluminação e projeção. O patrocínio é da Coca-Cola.

“O Rio é uma cidade receptiva a eventos de grande porte e a Parada Iluminada é um desafio maravilhoso para todos os profissionais envolvidos, pois trata-se de um evento de confraternização, que promove momentos inesquecíveis para crianças e adultos. Ano passado reunimos mais de 200 mil pessoas.”, explica a idealizadora e diretora geral do evento, Lu Araújo.

Cine Belém



No dia 12 de dezembro ocorrerá na sede do Espaço Cultural Código exibição e debate do filme documentário "Ônibus 174", do diretor José Padilha, de Tropa de Elite.

O filme conta o seqüestro do ônibus 174 no dia 12 de junho de 2000, que foi acompanhado por milhões de brasileiros e paralisou o país por quatro horas. Este episódio inspirou o filme “Última Parada 174”, de Bruno Barreto, que está em cartaz no cinema.

Após o filme haverá um debate com Tião Santos, coordenador de comunicação do Viva Rio e membro do Conselho Nacional de Segurança Pública. Logo em seguida haverá um café musical.
Este mês a programação faz parte do evento Jornada Baixada de Direitos Humanos promovida pela Ong ComCausa.

“Finalizar os debates com o grupo Código para nós tem um grande simbolismo” – afirma Adriano Dias da ONG COMCAUSA, parceira do Grupo Código no projeto Cine Belém – “...promover o acesso à arte e à cultura na cidade de Japeri, aonde são raríssimas as iniciativas do gênero, é uma referência da coragem e disposição dos jovens da Baixada Fluminense de interferirem e mudar a realidade da região”.

A entrada é gratuita é o evento começará a partir das 19 horas.