terça-feira, 13 de maio de 2008

Grupo Sócio-Cultural Código

O GRUPO SÓCIO-CULTURAL CÓDIGO é uma Associação Cultural sem fins lucrativos formada no ano de 2005 por jovens artistas da Baixada Fluminense através do Projeto Tempo Livre[1], uma parceria do SESC Rio de Janeiro e o grupo Nós do Morro.
Iniciada como uma Companhia de Artes Cênicas, o grupo toma ares de organização sócio-cultural em Janeiro de 2007, data em que se dá a sua fundação formal. Utilizando-se de um espaço alugado, uma antiga creche, o Grupo se formou a fim de tornar seus membros multiplicadores das oficinas que vinham recebendo, adaptando o espaço obtido através de recursos próprios e frutos da organização interna e ainda da ajuda de familiares e doações espontâneas.

A companhia artística participou com êxito e reconhecimento nos anos subseqüentes de 2006-2007 do ENCONTRARTE, importante festival de artes cênicas da baixada fluminense que reúne os melhores espetáculos da região selecionados por um júri técnico. Foi a primeira vez que um grupo de teatro de Japeri chegou a ter tal representação.

O trabalho das oficinas de teatro para a comunidade nasceu em 2006, sendo fortificado no ano seguinte quando chegamos a atender cerca de cem alunos com o acréscimo de outras oficinas gratuitas oferecidas: Capoeira, Desenho e Artesanato. Graças a parcerias com agentes culturais da comunidade, as oficinas são ministradas por voluntários, moradores da comunidade e os próprios integrantes da companhia artística.

Além de manter a CIA Código de Artes Cênicas, as oficinas culturais, o grupo gerencia dois outros projetos: Cine Belém (Exibição gratuita de filmes, sobretudo nacionais, às sextas-feiras) e o Tempero Cultural (Evento mensal que integra várias formas de arte e expressão cultural da comunidade e convidados), ambos no local hoje denominado Espaço Cultural Código que também abriga o Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Brasil Alfabetizado.

[1] Projeto Tempo Livre é um projeto realizado pelo SESC Rio em parceria com diversas Ong´s no período de 2003-2008, que criou/fortaleceu grupos culturais em doze cidades do interior do estado do Rio de Janeiro.

Um comentário:

Unknown disse...

Enqanto houver a palavra "perseverança", existirá o Grupo Código...