terça-feira, 13 de abril de 2010

MFL 2010 - Mostra do Filme Livre em Japeri



Nesta sexta-feira, o CINE BELÈM recebe uma programação especial.

A ASCINE-RJ (Associação de Cine Clubes do Estado do Rio de Janeiro), entidade a que o nosso cineclube está filiado, possui parceria com a Mostra do Filme Livre, realizada pelo Centro Cultural do Banco do Brasil e, com isso, diversos cineclubes do estado puderam escolher títulos que concorreram ao festival para serem exibidos em suas cidades.

A partir das 19 horas e com ENTRADA FRANCA no Espaço Cultural Código, o Cine Belém trará os seguintes filmes:

"Desígnio - Caderno de notas e esboços a respeito de um filme chamado Mulher à Tarde" De Affonso Uchoa - MG


Diretor: Affonso Uchoa
Duração: 16min
UF/Ano: MG/2009
Sinopse: Filme que trata do caminho percorrido entre a ideia e a forma de um filme. Os desenhos (disegnos) rascunhados de quem quer pintar e se prepara. Desenhos do antes e do depois, de preparação e de ruína. Notas de um realizador à respeito do surgimento de um filme e também do que permanece depois de seu fim, quando é preciso lidar com as marcas deixadas no mundo e dentro de si.
Formato Captação: Minidv
Formato Exibição: 35mm
Produção Executiva: Aline X
Edição: Affonso Uchoa
Edição de Som: Luiz Gabriel Lopes e Mariana Barsted
Elenco: Ana Carolina Belmanii, Ana Carolina Oliveira, Cecilia Bizzoto, Cristiane Moreira, Elba Vieira, Julia Morena, Luisa Horta, Mariana Arruda, Mariana Câmara, Mariana Vasconcelos, Renata Cabral e Tereza Gontijo

"EU ME LEMBRO" De Edgard Navarro - BA

Diretor: Edgard Navarro
Duração: 110min
UF/Ano: BA/2005
Sinopse: Uma longa jornada, que parte de si até si mesmo, encontrando pelo caminho amores, amigos, perdas, tropeços, dores e alegrias. Um recorte em primeira pessoa, humano e sem meias-palavras, a respeito daquilo que se costuma chamar de “a vida”.
Formato Captação: 35mm
Formato Exibição: 35mm
Roteiro: Edgard Navarro
Produção Executiva: Moisés Augusto, Diana Gurgel, Tenille Bezerra
Direção de Produção: Sylvia Abreu, Moisés Augusto
Fotografia: Hamilton Oliveira
Câmera: Pedro Semanivschi
Arte: Moacyr Gramacho, Shell Jr.
Som: Nicodeme de Renesse
Edição: Jerfferson Cysneiros
Edição de Som: Beto Ferraz
Elenco: Lucas Valadares, Arly Arnaud, Fernando Neves

Confira a programação completa da Mostra no site: http://www.mostradofilmelivre.com/10/

O Cine Belém é uma realização do GRUPO CÓDIGO com o APOIO da ação CINE+CULTURA e do MINISTÉRIO DA CULTURA.

Maiores informações sobre o Cine Belém:
grupocodigo@oi.com.br / (21) 2670-5825

* Texto de Jorge Braga Jr.

O que é a Mostra do Filme Livre?

O Centro Cultural do Banco do Brasil realiza, a partir de 23 de março, a MOSTRA DO FILME LIVRE 2010 – 9ª Edição (MF 2010). Criada e organizada pela WSet Multimídia, a MFL 2010 abre o calendário dos festivais de cinema e vídeo no Rio de Janeiro e ficou em cartaz até 8 de abril, no CCBB, Rua Primeiro de Março, 66. A exibição de filmes tem entrada franca e as senhas devem ser retiradas uma hora antes da sessão.

Guilherme Whitaker, idealizador, curador e organizador da mostra conta que “a 9ª edição da MFL2010 recebeu 515 filmes, em formatos e gêneros diversos. Selecionamos 219 títulos - sendo que 37 estarão concorrendo ao troféu “Filme Livre!”, criado pelo UMBIGO GROUP (.) . As sessões serão nas salas de cinema do CCBB e em outros espaços como cineclubes e associações de cinema que este ano chegam a oito espalhados pela cidade, Baixada e Niterói”. Whitaker acredita ainda que “a expectativa de 2010 é receber nas duas semanas seis mil espectadores”.

Os dois grandes homenageados da 9ª edição da MFL 2010 são os cineastas José Sette (MG) e Camilo Cavalcante (PE). Serão exibidos seis longas e diversos curtas de José Sette, os destaques sendo a cópia restaurada, em digital, do raro "Um filme 100% Brazileiro", de 1985 e a pré-estréia de seu último longa "Amaxon", com Vera Barreto Leite e Otávio III. Também ganhará uma retrospectiva completa o pernambucano Camilo Cavalcante. Ambos estarão presentes na primeira semana da MFL 2010, participando do júri e do debate “Experiências”.

A MFL 2010 é um projeto pioneiro no País e mantém como principal objetivo a divulgação da produção audiovisual independente, exibindo obras feitas em todos os suportes (VHS, Beta, DV Cam, HD, 35 mm, 16 mm, entre outros), formatos (curta, média e longa metragens), de todos os gêneros (ficção, documentário, animação e experimental) e, de qualquer ano de produção. Para Guiwhi “é uma mostra única no Brasil, já que não faz restrições de espécie alguma com relação às obras inscritas. A curadoria busca a cada ano selecionar as obras que possuem maior diferencial de linguagem.”

Por seu caráter multidisciplinar, a MFL 2010 procura atingir o maior número de pessoas, das mais diversas classes e faixas etárias. Os debates, oficinas e sessões comentadas permitem o aprofundamento das relações entre realizadores, público, pesquisadores e empresas do ramo, estimulando o pensamento e a livre iniciativa, e inserindo a MFL no panorama cultural da cidade como o evento audiovisual mais democrático do Brasil.

*Texto adaptado do site de divulgação da MFL 2010.

Maiores informações: Assessoria de imprensa
Liliane Schwob e Eli Rocha
(21) 2547-4953 / 9124-4558 / 9179-4763
schwob@terra.com.br e emr@terra.com.br

Nenhum comentário: