sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

GRUPO CÓDIGO REALIZA TEMPERO CULTURAL ESPECIAL PARA A ENTREGA DE CERTIFICADOS AOS ALUNOS DAS OFICINAS DO PONTO DE CULTURA







No último dia 11, o Grupo Código deu início às atividades de encerramento do primeiro ano do Ponto de Cultura Espaço Cultural Código com a apresentação dos alunos das oficinas culturais na cidade de Japeri.
O evento, uma edição especial do Tempero Cultural apenas com atrações da própria instituição, trouxe os alunos das oficinas de canto, as oficinas de violão e um solo da aluna Kerolainy Lorak das oficinas de dança. O Grupo apresentou ao público também o documentário feito pelos alunos das oficinas de audiovisual chamado “Aquilo que flutua” que recolheu depoimentos de moradores da cidade. O evento contou ainda com a exposição dos produtos confeccionados pelos alunos de artesanato e pelos alunos das oficinas de teatro criados dentro do processo do espetáculo “Ser...tão...” que teve sua estréia logo após o evento.

“Este foi um ano repleto de atividades e as oficinas conseguiram alcançar a qualidade que nós precisávamos para avançar na nossa pesquisa de produzir cultura na Baixada”, disse Bruno W. Medsta, coordenador das oficinas e apresentador do Tempero Cultural. Para ele, no entanto, há ainda muito o que fazer. “Precisamos chegar cada vez mais perto da comunidade e atrair ainda as crianças e jovens, e porque não os adultos que não tiveram a oportunidade de conhecer nosso trabalho.”.

Jorge Braga Jr, presidente da instituição, salienta que as atividades ainda são poucas diante da complexidade e da demanda da comunidade local. “Nosso sonho é poder trazer cada vez mais oficinas como percussão, artes circenses, grafite e assim alcançar um número maior de pessoas e oferecer uma diversidade de linguagens. Mas o que temos de fazer está sendo feito e não podemos abraçar o mundo com os braços. De qualquer forma, acredito que estamos criando uma nova linguagem e dando acesso aos meios culturais e formando cidadãos críticos. Ano que vem temos mais. É trabalhoso mas também é muito gratificante.”




As oficinas culturais existem no Espaço Cultural desde 2006, porém pelo Ponto de Cultura tiveram início em Março deste ano e possibilitaram aos alunos não só o conhecimento a respeito de técnicas das oficinas (Teatro, Artesanato, Dança, Canto, Desenho, Violão, Audiovisual) mas a possibilidade de experimentar e vivenciar a finalização de produtos como exposição das obras produzidas e em espetáculos de teatro.
No fim do evento, que contou com a presença de diversos pais e familiares, cerca de cento e trinta alunos, dentre eles crianças, adolescentes, jovens e adultos, receberam seus certificados de participação nas oficinas culturais.

O Ponto de Cultura Espaço Cultural Código tem o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura e contou inclusive com o apoio da BrazilFoundation, através do projeto Oficinas Culturais do Grupo Código.

Um comentário:

Bruno Leandro disse...

Meus parabéns galera!
Fico extremamente feliz de ver que vocês estão dando certo e estão crescendo.

Sou Bruno Leandro de Cachoeiras de Macacu. Iniciamos o Projeto Tempo Livre juntos, lembram?

É muito bom ver amigos realizando trabalhos tão bacanas e tão benéficos pra a comunidade.

Desejo muito mais sucesso aos trabalhos de vocês, e que Japeri vire uma das maiores referências culturais da baixada.

Um Forte Abraço!!!!!