sábado, 1 de dezembro de 2012
Inimigo do Povo no 5° Baixada Encena
O espetáculo "Inimigo do Povo" da Cia Código de Artes Cênicas foi apresentado neste último dia 26/11 às 18:30 na Casa de Cultura de Nova Iguaçu dentro da programação do Baixada Encena.
Abaixo segue crítica de Ediélio Mendonça, diretor, ator e figurinista formado em Pedagogia e Historia das Artes pela UERJ. Foi Professor de Literatura Dramática, História das Artes e História do Teatro Brasileiro no Teatro/ Escola Rosane Goffman e Universidade Estácio de Sá. Premiado em 1976 com Moliere.
"O espetáculo se apropria de alguns trechos do original para usá-lo não como base, mas como instrumento pra viagem cênica do grupo. O texto de Ibsen (podendo ser considerado verborrágico para os dias de hoje) já tem em si um caráter combativo e de denuncia cuja força das palavras é mais eloquente do que qualquer pantomima possível.
Os 20 minutos finais do espetáculo atingem um nível muito acima da média proporcionando ao público concentração e envolvimento ou quando o elenco em coro canta. Há um tom de protesto tipo “agit pop”, dos anos 60 do sec. XX levado a cena como sermões.
O cenário estético (andaimes) é de grande efeito visual, apesar do excesso de movimentação. As musicas estão dentro da proposta e pontuam as cenas tendo grande apelo popular. O elenco tem tarefa hercúlea de levar a ação, com destaque para o Jorge Braga que faz o Dr. Stockman e atriz Roberta Tavares que faz Dona Carmen e uma jornalista. Mas fica para lembrança a frase do crítico e historiador John Gassner: “O Inimigo do Povo é intrinsecamente uma comédia."
Por: Jorge Braga Jr.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário